Educação - Sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Secretários municipais de Educação definem estratégias para avaliar lacunas de aprendizagem no período de pandemia

Os secretários municipais da região da Amuplam estiveram reunidos na tarde de quinta-feira no município de Panambi para debater sobre os desafios da educação neste período de pandemia. Os secretários ressaltaram como foi o retorno às escolas em seus respectivos municípios, bem como o cronograma de vacinação dos profissionais de educação e motoristas da Secretaria de Educação. Uma das principais preocupações dos secretários de Educação dos municípios da região, juntamente com suas equipes pedagógicas, é avaliar as fissuras na aprendizagem, provocadas devido ao período de mais de um ano de aulas remotas. Por isso, foi discutida desde a reunião anterior, no mês de maio, a criação de uma avaliação diagnóstica para a região. Estiveram presentes na reunião em Panambi, a reitora da Unijuí, Cátia Nehring e os vice-reitores Fernando Jaime González  e Dieter Siedenberg, que aceitaram o desafio de proporcionar o suporte para a criação dessa avaliação. De acordo com a secretária de Educação, Damaris Rubert de Souza, que esteve presente na reunião, a avaliação diagnóstica será fundamental para definir estratégias de enfrentamento às lacunas de aprendizagem em tempos de pandemia. Para isso, criou-se um comitê com Secretários e Coordenações Pedagógicas para pensar, juntamente com a Unijuí, no formato dessa avaliação, constituído pelo secretário de Educação de Ijuí Cláudio de Souza, coordenador pedagógico de Ijuí, José Augusto Fiorin, coordenadora de Jóia, Gilvane coordenadora pedagógica de Ajuricaba, Celina Dallabrida e secretária municipal de Catuípe, Sílvia Sfalcin. Paralelamente à avaliação diagnóstica, os municípios também criaram um comitê de socialização de Boas Práticas nos municípios, nesse retorno gradual ao ensino presencial. A ideia é realizar um evento específico para as práticas exitosas dos trabalhos desenvolvidos pela região da Amuplam junto às suas escolas.