Educação - Sexta-feira, 30 de Abril de 2021

Aulas da rede municipal retornarão a partir do dia 17 de maio

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Ajuricaba retornarão a partir do dia 17 de maio. A decisão foi tomada durante reunião dos prefeitos da Amuplam, realizada na tarde de quinta-feira. Dos 11 municípios da região, apenas dois retornarão com o ensino híbrido imediatamente. Os demais prefeitos decidiram aguardar até o dia 10 de maio para fazer uma nova avaliação da situação epidemiológica da região para autorizar o retorno nas redes municipais, após a divulgação do novo Plano Estadual de Distanciamento Controlado. De acordo com o prefeito, Ivan Chagas, o momento é de incertezas. “Precisamos ter cautela. Ainda no início dessa semana, estávamos em bandeira preta. A mudança para a bandeira vermelha não significa que os problemas acabaram e que já podemos retornar à nossa rotina normalmente. Queremos e vamos voltar. Mas vamos fazer isso apenas quando tivermos a certeza de que há segurança para toda a comunidade”. O prefeito lembra que há menos de um mês, havia superlotação dos hospitais de toda a região. “Para um retorno seguro, precisamos ter a convicção de que o pior da pandemia já passou. Não podemos deixar novamente a nossa comunidade com medo e insegurança”, avalia. Paralelamente, os prefeitos da região também estão reivindicando a inclusão dos profissionais de Educação no grupo prioritário da vacinação, após a chegada de imunizantes através do Cisa. Na manhã de ontem, todos os servidores da educação foram comunicados da decisão, durante reunião virtual. O prefeito Ivan Chagas e a secretária de Educação, Damaris Rubert de Souza, ressaltam que as escolas estão preparadas para a volta presencial, quando houver a possibilidade de retorno, que acontecerá de forma gradativa, inicialmente pelos Anos Finais, depois Anos Iniciais e, posteriormente, Educação Infantil. Para realizar uma avaliação constante da rotina escolar, após o retorno presencial, o Conseme/Amuplam constituirá um Fórum permanente de monitoramento pedagógico, escolar e sanitário.