Educação - Sexta-feira, 30 de Abril de 2021

Grupo de pais pede garantia de direitos a autistas

Representantes da TEAmor – Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, estiveram na Prefeitura de Ajuricaba, na manhã de quinta-feira, em reunião com o vice-prefeito, Paulo Dolovitsch, e com a secretária municipal de Educação, Damaris Rubert de Souza, para dialogar sobre os direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Hoje, a Associação TEAmor, com sede em Ijuí, também conta com integrantes dos municípios de Ajuricaba e Nova Ramada. No município de Ajuricaba, há 21 pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista e o município de Nova Ramada, têm 9 pessoas com o diagnóstico de autismo. A principal reivindicação é de que o município crie uma lei, garantindo o atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista nos espaços públicos e privados, bem como uma Carteira de Identificação do Autista, que possibilitaria esse acesso prioritário nos estabelecimentos. O grupo também solicitou que o município crie uma lei, regulamentando a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser celebrada anualmente na primeira semana de abril, e que a data passe a figurar no calendário oficial de eventos do município. A data servirá de estímulo à realização de ações voltadas à reflexão sobre a situação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, tendo como objetivos, promover ações voltadas à conscientização da população sobre o tema, além de oportunizar estudos sobre o autismo e formas de inclusão. As pesquisas mais recentes revelam que hoje, 1 a cada 54 crianças, é diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. Por outro lado, o diagnóstico dos transtornos vem ocorrendo cada vez mais cedo, o que ajuda no tratamento. Na rede municipal de ensino, todo o aluno que é diagnosticado com autismo tem direito a um monitor para auxiliar durante sua rotina escolar. O município também conta com o Atendimento Educacional Especializado - AEE, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. O atendimento é feito por um profissional especializado que, em parceria com o educador da turma, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho adequadas para cada aluno.