Educação - Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021

Turnos de quatro horas serão retomados nas escolas na próxima semana x

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Ajuricaba, vão retomar, na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, os turnos com quatro horas de aula. O horário das aulas na Escola Nelci Tobias Oedmann será das 7h40 às 11h40, no turno da manhã e na parte da tarde das 13h15 às 17h15. Desde o início das aulas presenciais, no dia 17 de maio, as aulas nas escolas foram conduzidas de forma tranquila, com turnos de três horas, não sendo registrados surtos no ambiente escolar. Durante esse mês, a Famurs, em parceria com os municípios, lançou a campanha “A vida é feita de recomeços. Nada substitui a presença do aluno e seu professor em sala de aula”, para sensibilizar as famílias para o retorno dos alunos ao ambiente escolar. Com o avanço da vacinação na população gaúcha, especialmente em pais, avós, professores e adolescentes com comorbidades, há o entendimento de que existe segurança suficiente para o retorno completo das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Estudos realizados por pesquisadores apontam que períodos longos sem aulas ou atividades pedagógicas prejudicam o aprendizado, especialmente de crianças de famílias vulneráveis. Dados também destacam que há um maior risco de abandono e evasão escolar, especialmente dos estudantes mais vulneráveis, e há prejuízos à saúde mental, levando a um aumento de 18% nos sintomas depressivos, fazendo com que estudantes se mostrem mais irritados, ansiosos ou tristes. A pesquisa mostra, ainda, que há prejuízos no ensino, na socialização e no desenvolvimento. Além do retorno do turno de quatro horas, a Secretaria Municipal de Educação também está organizando a retomada, gradativa, do atendimento em turno integral aos alunos nas escolas municipais de Educação Infantil.