Obras - Quarta-feira, 09 de Março de 2022

CASOS DE DENGUE TEM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO MUNICÍPIO DE AJURICABA

A Vigilância Ambiental em Saúde está realizando nas últimas semanas atividades de bloqueio mecânico e químico devido à grande demanda de casos positivos e suspeitos de dengue. No momento existem 9 CASOS POSITIVOS (5 antígeno NS1 e 4 pelo LACEN) e 12 EM INVESTIGAÇÃO que estão em investigação pela equipe de Vigilância Epidemiológica. O que está causando espanto nas equipes de controle e bloqueio dos casos é a quantidade de focos encontrados, em sua totalidade estão concentrados em CAIXAS DE ÁGUA, BALDES E TONÉIS DE COLETA DE ÁGUA DA CHUVA. Apesar do período escasso de chuvas não pode haver descaso por parte da comunidade com relação a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Quem tem caixa de água de coleta de água da chuva e outros tipos de coleta deve manter alguns cuidados: - Usar pedras de cloro; - Vendar com sombrite a caixa e as entradas (canos); - Vistoriar todos os dias caixas, baldes e tonéis de coleta de água da chuva. Irão ser realizadas sanções administrativas severas aos proprietários de residências que tiverem presença de criadouros e/ou persistirem na infração. A sanção de multa pode chegar a R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Lembrando que a aplicação de fumacê não é a SOLUÇÃO, ele é uma ferramenta complementar para eliminar o mosquito Aedes aegypty adulto, não há efeito sobre a fase larvária. É por este motivo que o bloqueio mecânico (eliminação de larvas) é importante, pois de nada adianta realizar a aplicação de inseticida e não realizar a remoção de focos. Vale salientar que a Equipe da Vigilância Ambiental em Saúde NÃO autoriza a aplicação de inseticida sem notificação para dengue cadastrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Deste modo, o inseticida só é liberado pelo órgão regulador através de uma suspeita da doença. COMUNIDADE, VAMOS EVITAR UM SURTO! FAÇA SUA PARTE, VISTORIE SEU PATIO E USE REPELENTE!