O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ajuricaba, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025 (55) 3387-0600 /
Atendimento: 8h às 12h - 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
O objetivo é retirar do ambiente qualquer recipiente que possa ser depósito para proliferação do mosquito transmissor da dengue
A Vigilância em Saúde, em parceria com Agentes Comunitários de Saúde e a Secretaria de Obras, irão realizar, no próximo dia 18 de fevereiro, um mutirão de limpeza em toda a área urbana. O objetivo é retirar do ambiente todo e qualquer recipiente que possa ser depósito para proliferação do mosquito.
A comunidade deverá realizar o recolhimento e alocar o seu descarte devidamente acondicionado em sacolas ou sacos em frente às suas residências para o devido recolhimento. Serão recolhidos lonas, pneus, vasos, latas, potes, lixo eletrônico e ferros. NÃO serão recolhidos sofás, colchões e outros itens já incluídos nas coletas semanais. Os vidros devem ser acondicionados em caixas de papelão ou bolsas, identificados, para que sejam recolhidos nas coletas semanais pela Simpex.
Na última semana, a Vigilância Ambiental de Ajuricaba recebeu o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O Município de Ajuricaba ficou classificado com índice 3,9, representando um risco médio de infestação pelo mosquito transmissor da dengue. Cerca de 30% dos focos de Aedes aegypti foram encontrados em pneus, outros 30% em depósitos naturais (bromélias), 20% em potes com água e 20% em piscinas e outros depósitos fixos.
A gestão municipal foi informada em reunião da CIR que não há grande circulação de dengue na regional da 17° Coordenadoria Regional de Saúde, entretanto, mantém o alerta de transmissão para após o período de Carnaval, devido à grande circulação de pessoas entre municípios, podendo facilitar a propagação de surtos.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, tudo que está ao alcance do poder público está sendo realizado da melhor forma para prevenção e promoção de saúde da população. Porém, além das políticas públicas adotadas, é fundamental que a população colabore, realizando vistorias periódicas em seu quintal, removendo lixos da forma correta, suspendendo a coleta de água da chuva durante este período sazonal e recebendo a visita do Agente de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em seu domicílio.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
8h às 12h - 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 31/01/2025
Portal atualizado em: 04/02/2025 17:08:19