O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
AJURICABA, sexta-feira, 04 de abril de 2025
(55) 3387-0600 /
Atendimento: 8h às 12h - 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Após o alerta epidemiológico da CEVS, a atenção deve ser redobrada, pois não há imunidade cruzada entre os sorotipos do vírus da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu um alerta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, sobre a confirmação do sorotipo 3 do vírus da dengue (DENV3) no município vizinho de Ijuí. Além disso, houve um aumento expressivo dos casos de Chikungunya em Carazinho, com circulação concomitante da dengue, e a detecção de casos autóctones de Chikungunya em Salvador das Missões.
De acordo com a agente epidemiológica Anelise Appel Schneider, a situação da dengue no município está sob controle. Desde o dia 1º de janeiro, foram notificados 22 casos de dengue, sendo que 6 ainda estão em investigação e 16 foram descartados. Até o momento, não há casos confirmados nem registros de óbitos.
Entretanto, com o alerta do CEVS, a atenção deve ser redobrada, pois não há imunidade cruzada entre os sorotipos do vírus da dengue. Isso significa que uma reinfecção pode resultar em quadros clínicos mais graves, o que pode gerar maior pressão sobre o sistema de saúde. A introdução do DENV3 no estado foi relatada em alertas epidemiológicos anteriores, inicialmente com a detecção de um caso importado e, posteriormente, de casos autóctones em Sapucaia do Sul. Agora, a presença desse sorotipo em outra região do estado aumenta a preocupação com uma possível propagação ampliada do vírus.
A agente epidemiológica Anelise Appel Schneider reforça a necessidade de precaução, especialmente para aqueles que se deslocam para os municípios afetados. Ela orienta o uso de calça comprida, calçado fechado e repelente como medidas essenciais para evitar a exposição aos mosquitos transmissores das doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e da Chikungunya.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
8h às 12h - 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 04/04/2025
Portal atualizado em: 03/04/2025 15:44:44