O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
AJURICABA, sábado, 13 de setembro de 2025
(55) 3387-0600
Atendimento: 8h às 12h - 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Dados foram divulgados ao Município pelo Tribunal de Contas do Estado
Estudo do Ministério Público destaca avanços na saúde infantil
O Tribunal de Contas do Estado - TCE divulgou nesta semana ao Município de Ajuricaba um estudo sobre a saúde e educação da primeira infância, realizado pelo programa Primeira Infância Primeiro e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O levantamento reuniu dados levantados pelo IBGE dos três entes federados (Município, Estado e País), permitindo uma análise comparativa do cenário local.
Em Ajuricaba, as crianças de 0 a 6 anos representam 6,73% da população, somando 452 crianças. Desse total, 127 são beneficiárias do Programa Bolsa Família, o que demonstra a relevância das políticas públicas de apoio social no município.
Um dos destaques do levantamento é a cobertura da Atenção Primária à Saúde, que em Ajuricaba atingiu 100% nos últimos quatro anos. O índice supera a média do Brasil e do Rio Grande do Sul, que ficaram abaixo de 84% no mesmo período.
Ainda no campo da saúde materna e neonatal, o município registrou apenas 3 casos de baixo peso ao nascer (menor que 2,5 kg) nos últimos quatro anos e nenhuma mortalidade materna nesse período, um resultado expressivo em termos de qualidade do atendimento.
O estudo também apresentou indicadores sobre o crescimento e nutrição:
Outro dado levantado refere-se à ausência de pais no registro de nascimento. Em Ajuricaba, há atualmente 3 casos. Em comparação, o Rio Grande do Sul apresenta 6.838 registros e o Brasil, 170.572.
Educação infantil e necessidade de creches
No campo da educação, o estudo trouxe dados importantes sobre a oferta de vagas e a demanda por creches:
O levantamento reforça que Ajuricaba apresenta indicadores positivos em diversas áreas da saúde infantil quando comparado às médias estadual e nacional, especialmente na cobertura da atenção primária.
Esses dados reforçam o compromisso do município com o cuidado integral das crianças, investindo em políticas públicas que garantam mais qualidade de vida e desenvolvimento saudável na primeira infância.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
8h às 12h - 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 12/09/2025
Portal atualizado em: 12/09/2025 16:27:40