O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
AJURICABA, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026
(55) 3387-0600
Atendimento: 8h às 12h - 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Primeira alternativa é a realização de um leilão dos pneus
Prefeitura define encaminhamentos para destinação correta de pneus inservíveis
O prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, reuniu-se na manhã desta semana com a secretária municipal de Saúde, Luana Torquetti, o secretário de Obras, Mauro Prauchnner, o coordenador de Trânsito, Rubem dos Santos, o assessor jurídico, Egone Reimann, e o responsável pelo Patrimônio, Elvio Saggin, para discutir e definir alternativas para a destinação adequada dos pneus inservíveis do município.
Atualmente, o município mantém um depósito de pneus na Linha 23. Apesar de a Secretaria de Obras realizar periodicamente a organização do espaço, o local segue recebendo descartes irregulares por parte da comunidade, o que acaba aumentando o volume de material acumulado e dificultando o controle sanitário da área.

Durante a reunião, foram debatidas duas possibilidades iniciais para resolver o problema. A primeira alternativa é a realização de um leilão dos pneus. Caso o certame não obtenha êxito, a segunda opção será buscar parceria com uma empresa recicladora especializada, que possa recolher o material e dar a destinação ambientalmente correta aos resíduos.
A principal preocupação da Administração Municipal, neste momento, é com o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti registrado no município. Pneus descartados de forma inadequada são locais propícios ao acúmulo de água e à proliferação do vetor da dengue. A Secretaria de Saúde tem realizado ações constantes de fumacê no local como medida paliativa, mas a Administração reforça que a solução definitiva passa pela retirada e destinação correta dos pneus.
O prefeito Paulo Dolovitsch destaca que a medida integra um conjunto de ações de prevenção à dengue e de cuidado com a saúde pública e o meio ambiente. “Além de buscar uma solução técnica e legal para os pneus, é fundamental a colaboração da comunidade, evitando o descarte irregular e contribuindo para manter o município mais limpo e seguro”, reforça.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
8h às 12h - 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 06/02/2026
Portal atualizado em: 09/02/2026 17:23:18