Vigilância ambiental realiza primeiro LIRAa do ano

Saúde - Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Vigilância ambiental realiza primeiro LIRAa do ano

Entre os dias 13 e 17 de janeiro, a Vigilância Ambiental, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde do município, realizou o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices) de 2025. Essa metodologia de amostragem é fundamental para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Durante o levantamento, foram inspecionados 25 quarteirões sorteados previamente. Em 13 deles, foram identificados focos de larvas do mosquito, que agora serão encaminhados para análise em laboratório. Os principais depósitos onde as larvas foram encontradas incluem pneus, lonas, bromélias e locais que acumulam água da chuva.

Diante desse cenário, a Vigilância Ambiental reforça o pedido de colaboração de toda a comunidade. É fundamental que, ao menos uma vez por semana e após as chuvas, os moradores verifiquem possíveis criadouros do mosquito em suas residências e os eliminem imediatamente.

De acordo com a secretária de Saúde, Luana Torquetti, a luta contra a dengue depende de toda a comunidade. “O mosquito não tira férias e precisamos estar atentos para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Contamos com a sua ajuda!", destacou, ressaltando que a ação de todos faz a diferença. 

Município de Ajuricaba


Ajuricaba