Secretaria de Educação vai desenvolver atividades sobre bullying e violência nas escolas

Educação - Terça-feira, 01 de Abril de 2025


Secretaria de Educação vai desenvolver atividades sobre bullying e violência nas escolas

Na próxima semana, a Secretaria de Educação dará início a uma série de atividades, ações e palestras voltadas à conscientização sobre os impactos negativos do bullying e da violência no ambiente escolar. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado em 7 de abril, e busca promover a reflexão sobre a importância de um ambiente educacional seguro e acolhedor para todos.

A programação contará com palestras ministradas por especialistas, rodas de conversa, círculos de paz, atividades que têm o propósito de incentivar o diálogo e fortalecer a cultura de paz. Através da Secretaria Municipal de Educação, as facilitadoras de Círculos de Paz, Deise Scherbaum e Celina Dallabrida atuam no Projeto Entrelaços, desenvolvendo temas importantes com os estudantes dos Anos Finais da Escola Nelci Tobias e, na próxima semana, estarão promovendo ações de combate ao bullying nas escolas.

A Secretaria de Educação também aderiu ao Programa da Saúde “Geração Consciente” e também desenvolve as temáticas prioritárias do PSE, sendo uma delas "Prevenção da violência e promoção da cultura da paz". 

A secretária de Educação, Tatiane Capeletti Rubert, destaca que o tema representa um desafio constante para a área educacional e, por isso, foi escolhido também como tema do concurso de redação, que será lançado nos próximos dias. A proposta do concurso é incentivar os estudantes a refletirem sobre as consequências do bullying e da violência, além de estimular a produção textual como forma de expressão e conscientização.

"É fundamental que nossos alunos compreendam os danos que o bullying pode causar e que se tornem agentes de mudança para um ambiente escolar mais respeitoso e inclusivo. As atividades programadas para a próxima semana têm o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do respeito e da empatia", enfatiza a secretária.

 

MUNICÍPIO


AJURICABA