Na tarde desta quarta-feira, dia 14 de maio, foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Cultura, que marcou a definição da nova diretoria do órgão. A presidência passa a ser exercida por Naira Sandri, tendo como vice-presidente Cláudia Rigoli e secretário Marcos Buron.
A renovação da diretoria representa mais um passo na consolidação das políticas públicas culturais no Município. Para estar apto a receber recursos dos governos federal e estadual, é necessário que o Município tenha instituído o Sistema Municipal de Cultura, o Plano de Cultura e um Conselho de Cultura ativo — requisitos que vêm sendo cumpridos com empenho pela gestão local.
Neste ano, estão previstos repasses significativos que poderão fortalecer as ações culturais na cidade. Serão R$ 63 mil oriundos da Lei Aldir Blanc. O Município também já realizou o cadastro para receber mais R$ 50 mil referentes ao edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A expectativa é de que, com esses recursos e o fortalecimento institucional do setor, novas iniciativas culturais possam ser incentivadas, garantindo mais acesso, valorização da cultura local e oportunidades de entretenimento para a comunidade.
AJURICABA