Secretaria de Saúde inicia turno estendido
Teve início na segunda-feira o horário de atendimento estendido nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). A medida tem como objetivo atender ao aumento das demandas no período de inverno e integra as ações do programa Inverno Gaúcho, instituído pelo Governo do Estado.
A secretária de Saúde, Luana Torquetti, destaca que o atendimento estará disponível no Posto que estiver aberto na data, independentemente da unidade de referência. “Qualquer pessoa pode procurar atendimento nesse horário, mesmo que não pertença ao ESF que estiver atendendo no dia”, reforça.
Durante esses horários, as unidades contarão com equipe composta por médico, profissionais de enfermagem e farmácia, garantindo a prestação de serviços completos à população.
Na primeira semana de implantação, o atendimento ocorrerá em turno estendido das 17h30min às 19h30min, conforme o seguinte cronograma:
• Quarta-feira, no ESF 2;
• Quinta-feira, no ESF 1.
No entanto, os dias e turnos não são fixos. A secretária de Saúde salienta que essa é uma semana de experiência. “Vamos avaliar a demanda e, caso dê certo, continuaremos com o atendimento estendido. Caso contrário, poderemos reduzir os turnos”, explicou.
A iniciativa visa garantir maior acesso aos serviços de saúde, especialmente em um período crítico do ano, quando aumentam os casos de doenças respiratórias e outras complicações relacionadas ao frio.
AJURICABA