Secretaria de Saúde alerta para surto de mão, pé e boca
Nas últimas semanas a vigilância epidemiológica municipal vem notificando um surto de “mão-pé-boca” (DMPB), sendo contabilizados 10 casos suspeitos da doença.
A doença mão-pé-boca é uma infecção causada por um vírus, comum em todo o mundo, especialmente em crianças, embora também possa afetar adolescentes e adultos. Na maioria dos casos, a doença é leve e se resolve espontaneamente. Os sintomas incluem febre breve com erupção cutânea papulovesicular nas palmas das mãos e nas solas dos pés, com ou sem múltiplas úlceras bucais dolorosas. Ocasionalmente, a erupção pode ser do tipo maculopapular sem vesículas. Também pode afetar as nádegas, os joelhos ou os cotovelos, especialmente em crianças pequenas e bebês.
As lesões cutâneas cicatrizam espontaneamente sem deixar cicatrizes e geralmente persistem por 3 a 5 dias após o início da doença. A infecção bacteriana secundária da pele é rara.
A transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto com secreções nasais e orais, fluido vesicular e fezes de pessoas infectadas, assim como por meios de itens contaminados, como brinquedos e superfícies. Também pode ser transmitida por gotículas em aerossol.
A doença tende a ocorrer com frequência em surtos dentro de grupos de crianças, como em creches, centros de cuidados infantis e lares com muitas crianças pequenas.
AJURICABA