Saúde inicia aplicação do BRI-Aedes como ação preventiva
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última semana a aplicação do BRI-Aedes (Borrifação Residual Intradomiciliar), uma importante estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho começou pelo Centro e, conforme for concluído, será estendido aos bairros do município.
O inseticida residual utilizado é aplicado em uma parede do domicílio, preferencialmente em área coberta, e possui eficácia de até quatro meses, abrangendo o período sazonal de maior incidência das doenças. A ação abrangerá 50% dos quarteirões. Neste primeiro momento, os de numeração ímpar, além de imóveis especiais, como escolas, Prefeitura, unidades de saúde e locais com grande circulação de pessoas.
De acordo com a equipe de vigilância, a borrifação será realizada semanalmente, em cronograma que busca atingir de forma planejada as áreas mais críticas.
A aplicação do BRI-Aedes complementa as demais ações de controle do vetor, como as visitas domiciliares, orientações e eliminação de criadouros, mantendo a população de mosquitos em densidade reduzida e diminuindo o contato entre o vetor e as pessoas. Por ser um produto de efeito residual e utilizado em ambientes internos, a técnica é eficaz e preventiva, ajudando a reduzir a incidência, prevalência e a morbimortalidade das arboviroses (dengue, zika e Chikungunya).
A Secretaria reforça a importância da colaboração da comunidade, permitindo o acesso dos agentes de endemias e mantendo os cuidados básicos de limpeza dos pátios e recipientes que possam acumular água. O sucesso das ações depende da união entre o poder público e a população na luta contra o mosquito.
AJURICABA