Secretaria de Saúde desenvolve ações de valorização da saúde mental durante a Campanha Janeiro Branco

Saúde - Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026


Secretaria de Saúde desenvolve ações de valorização da saúde mental durante a Campanha Janeiro Branco

Secretaria de Saúde desenvolve ações de valorização da saúde mental durante a Campanha Janeiro Branco 

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, ao longo do mês de janeiro, uma série de ações voltadas à valorização da saúde mental, integrando a Campanha Janeiro Branco 2026, que neste ano traz como tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional e da prevenção do sofrimento psíquico, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as atividades desenvolvidas, foram afixados cartazes informativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e produzidos folders educativos, os quais foram disponibilizados aos agentes comunitários de saúde.

Além disso, também foram promovidas rodas de conversa com os grupos do NAAB, por meio das oficinas terapêuticas, proporcionando espaços de escuta, diálogo, acolhimento e troca de experiências, fortalecendo vínculos e estimulando o cuidado coletivo com a saúde mental.

A secretária municipal de Saúde, Luana Torquetti, destaca que as Unidades Básicas de Saúde permanecem de portas abertas para atender pessoas em sofrimento psíquico. “Nosso compromisso é garantir acolhimento, orientação e cuidado integral, sempre priorizando o bem-estar emocional dos usuários”, ressalta.

No folder informativo, a Secretaria de Saúde também enfatizou cuidados individuais que contribuem para a promoção da saúde mental, como a prática regular de atividades físicas, dormir bem e pelo tempo adequado, manter uma alimentação saudável, investir no autoconhecimento, autoestima e autonomia, desenvolver hobbies terapêuticos, praticar a gentileza, a paciência, a tolerância e a sensatez, além de fortalecer a conexão com a natureza.

Outras orientações incluem buscar ajuda pessoal e profissional sempre que necessário, incentivar a conexão humana e o respeito em todas as relações, exercer os direitos e respeitar os direitos alheios, bem como promover e fortalecer a ampliação e efetivação das políticas públicas voltadas à saúde mental.

 

MUNICÍPIO


AJURICABA