Profissionais do Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês ministrarão formação em Ajuricaba

GABINETE - Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026


Profissionais do Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês ministrarão formação em Ajuricaba

Profissionais do Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês ministrarão formação em Ajuricaba

 

Na manhã de quarta-feira, o Executivo Municipal esteve reunido com a direção e a administração do Hospital de Ajuricaba e representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para alinhar a organização de uma formação inédita que vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Câmara de Vereadores.

A formação PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, é voltada à capacitação de profissionais de saúde de Ajuricaba e de toda a macrorregião. A iniciativa tem como foco a implantação de melhores práticas em cuidados paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como parte desse avanço, Ajuricaba contará com a implantação de dois novos serviços junto ao Hospital, que passarão a ser referência para o município e para outros 31 municípios da região:

  • EMCP – Equipe Macrorregional de Cuidados Paliativos;
  • EAACP – Equipe de Apoio Assistencial de Cuidados Paliativos.

A formação integra uma estratégia nacional do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS, que contratou o Hospital Sírio-Libanês para executar o programa em uma macrorregião de cada um dos 20 estados brasileiros contemplados. No Rio Grande do Sul, a macrorregião de Ajuricaba foi selecionada devido ao protagonismo na solicitação de habilitações das equipes EMCP e EAACP, demonstrando o comprometimento regional com a qualificação da atenção em saúde.

O PROADI-SUS Cuidados Paliativos será desenvolvido ao longo de todo o ano de 2026, por meio de encontros presenciais, reuniões on-line, cursos de formação com mais de 400 vagas e comunidades de prática. A iniciativa abrangerá os municípios de Cruz Alta, Santo Ângelo, Alecrim, Ajuricaba e Ijuí, envolvendo profissionais dos seguintes serviços: Hospital de Caridade São Vicente de Paulo; Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI); Hospital de Caridade de Alecrim; Associação Hospitalar Beneficente de Ajuricaba; Atenção Básica – UBS 01 de Ajuricaba; Serviço de Atendimento Domiciliar do município de Santo Ângelo.

Para a gestão do Hospital, esse é um passo importante no desenvolvimento local e regional, bem como no conceito do Hospital de Ajuricaba que amplia seus serviços em saúde para a população regional. “Mas o mais importante é a melhoria das ações de cuidado, no alívio de sofrimento evitável, da dor, e outros sintomas de pessoas que enfrentam doenças e condições de saúde que ameaçam ou limitam a continuidade da vida”.

 

MUNICÍPIO


AJURICABA