Relação Municipal de Medicamentos Essenciais do Município de Ajuricaba.
Integram o elenco dos medicamentos essenciais aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população. Desta forma, considerando a ampla variedade de produtos farmacêuticos disponíveis no mercado, a necessidade de promover o uso racional de medicamentos, a necessidade de desenvolver meios equitativos de prover recursos aos usuários para possibilitar a universalidade e integralidade das ações em saúde, é fundamental que sejam definidas prioridades na seleção de medicamentos, obedecidas as premissas de segurança e eficácia, para suprir as necessidades da população.
A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município de Ajuricaba é formada por 207 itens, foi atualizada em 2023 e aprovada no Conselho Municipal pela Resolução CMS nº 04/2023. Visa atender aos preceitos da Portaria MS nº 3.916/MS, que institui a Política Nacional de Medicamentos, onde um dos seus pilares pressupõe a necessidade de existir a adoção de uma relação de medicamentos essenciais, além da Portaria 4.217/GM/MS, que aprova as normas de financiamento e execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e da Resolução nº 90/CIB-RS, que define o elenco estadual de referência de medicamentos e insumos complementares para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
Em 2015, o município foi contemplado com recurso do Ministério da Saúde para o projeto de “Estruturação e Consolidação da Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicas na Atenção primária” e, passou a oferecer a população a planta medicinal na forma de droga vegetal seca e o fitoterápico castanha da índia, sendo incorporados a REMUME.
O município conta hoje com duas farmácias básicas, uma localizada no bairro João Carlini, junto a Equipe de Saúde da Família ESF3, e outra na Secretaria da Saúde, no Centro, onde são disponibilizados também os medicamentos do componente especializados, medicamentos estes encaminhados através dos protocolos Clínicos do Ministério da Saúde.
Para o cidadão retirar os medicamentos que constam na REMUME, deverá residir no município, apresentar receita médica atualizada de acordo com portaria específica (exemplo os antimicrobianos e psicotrópicos), os medicamentos deverão estar prescritos pela DCB (Denominação Comum Brasileira) ou denominação genérica, apresentar o cartão do SUS e documento de identificação quando necessário. Para retirar medicamentos da Portaria n. 344/98 o paciente deve ter idade igual ou superior a 18 anos.
Para ter acesso a REMUME, clique no link abaixo:
https://famurs.com.br/remume, (obs.: selecione o município de Ajuricaba).
Para ter acesso aos medicamentos e respectivos documentos/formulários, disponibilizados através dos Protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, click no link abaixo:
https://farmaciadigital.rs.gov.br/
Dúvidas em relação aos medicamentos disponibilizados na farmácia, atendimentos, Protocolos e encaminhamentos também poderão ser encaminhadas pelo número de telefone/watts: (55) 99701-9471.