Assistência Social - Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021

Ajuricaba recebe verba para compra de alimentos de agricultores e destinado para famílias

O município de Ajuricaba se cadastrou e teve seu projeto aprovado para receber recursos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, da Secretaria de Agricultura do Estado, que tem por objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a Agricultura Familiar, ou seja: auxiliar os pequenos produtores e destinar esses alimentos à famílias em vulnerabilidade social. O programa em Ajuricaba foi gerenciado pelo coordenador de gabinete, Josemar Alves Martins, juntamente com o diretor de Departamento da Agricultura, João Paulo Cavalheiro, que fez todo o trabalho de campo, junto aos produtores. Os alimentos foram comprados pelo município, pago pelo programa, que é vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado e repassados ao Departamento de Assistência Social, que por sua vez destinou as famílias necessitadas.  João salientou que a proposta foi muito bem aceita pelos produtores rurais, sendo da Agroindústria Amaral, que vendeu o melado, da Agroindústria de Margit Noster que vendeu os pães e cucas, do aviário Ribas, que vendeu ovos e da estufa de Marlen Steur, que vendeu as saladas. A secretária de Assistência Social, Tarciana Moraski, elogiou o formato do programa, devido a sua essência, pois além de poder incentivar os produtores, ajudou nas cestas de alimentação para mais de 100 famílias.   Josemar Martins, coordenador, informou que todo o programa é burocrático e demanda de tempo e busca constante por informações e acesso a setores públicos para ter sucesso. “Fomos incisivos e conseguimos o recurso, trazendo verba para o município e incentivando pequenos produtores e ajudando a quem mais precisa, que receberam gratuitamente esses alimentos”, explicou. O prefeito Ivan Chagas salienta que medidas como a essas são importantes para dar condições aos produtores e alimentar as famílias que realmente precisam. “Damos condições a nossa equipe na busca desses recursos, ao mesmo tempo que cobramos resultados. Esse é um exemplo que estamos com a equipe certa e assim quem ganha é a comunidade de Ajuricaba”, Pontuou.